Estatina em idosos

Vários estudos demonstraram que o uso de estatinas (medicações para o tratamento do colesterol) em indivíduos de alto risco previne o aparecimento de doenças cardiovasculares.A prevenção primária é aquela que se utiliza alguma medida para evitar o aparecimento de uma determinada enfermidade. Essas medicações são amplamente utilizadas na prevenção primária das doenças cardiovasculares (DCV). Contudo, diretrizes internacionais recomendam a sua prescrição neste cenário em indivíduos entre 40 a 75 anos.

Um estudo observacional recente na Espanha, em indivíduos idosos, verificou que não houve benefícios na prevenção primária de DCV naqueles com idade entre 75 a 85 anos. Apenas pacientes que apresentavam diabetes, obtiveram redução do risco de DCV nesta faixa etária, segundo os resultados deste estudo. Dessa forma, deve-se individualizar para quem iniciar terapia com estatinas em idosos com intuito de prevenção de DCV.

Referência bibliográfica:
1-Statins for primary prevention of cardiovascular events and mortality in old and very old adults with and without type 2 diabetes: retrospective cohort study BMJ 2018; 362 doi: https://doi.org/10.1136/bmj.k3359