Alteração da microbiota intestinal reflete a gravidade da doença e a disfunções nas respostas imunes em pacientes com COVID-19

Embora COVID-19 seja principalmente uma doença respiratória, há cada vez mais evidências sugerindo que o trato gastrointestinal está envolvido nessa doença. Este estudo investigou se o microbioma (flora) intestinal está ligado à gravidade da doença em pacientes com COVID-19 e se as possíveis perturbações na sua composição resolvem com a eliminação do vírus SARS-CoV-2.

Neste estudo de coorte de dois hospitais, obtivemos sangue, fezes e registros de pacientes de 100 pacientes com infecção por SARS-CoV-2 confirmada em laboratório, além de amostras seriadas de fezes de 27 dos 100 pacientes até 30 dias após a eliminação do SARS-CoV-2 e concentrações de citocinas inflamatórias e marcadores sanguíneos foram medidas no plasma.

A composição do microbioma intestinal foi significativamente alterada em pacientes com COVID-19 em comparação com indivíduos não COVID-19, independentemente de os pacientes terem recebido medicação (p <0,01). Vários comensais intestinais com potencial imunomodulador conhecido, como Faecalibacterium prausnitzii , Eubacterium rectale e bifidobactérias, foram sub-representados em pacientes e permaneceram baixos em amostras coletadas até 30 dias após a resolução da doença. Além disso, esta modificação da microbiota exibiu estratificação com gravidade da doença concordante com concentrações elevadas de citocinas inflamatórias e marcadores sanguíneos, como proteína C reativa, LDH, AST e GGT (enzimas hepáticas).

As associações entre a composição da microbiota intestinal, níveis de citocinas e marcadores inflamatórios em pacientes com COVID-19 sugerem que o microbioma intestinal está envolvido na magnitude da gravidade do COVID-19, possivelmente por meio da modulação das respostas imunes do hospedeiro. Além disso, a disbiose da microbiota intestinal após a resolução da doença pode contribuir para sintomas persistentes, destacando a necessidade de entender como os microrganismos intestinais estão envolvidos na inflamação e COVID-19.

O que já se sabe sobre esse assunto?

• O SARS-CoV-2 infecta principalmente o trato respiratório, no entanto, a fisiopatologia do COVID-19 pode ser atribuída a respostas imunes aberrantes na eliminação do vírus.

• Várias linhas de evidência, como replicação de SARS-CoV-2 em enterócitos humanos, detecção de vírus em amostras fecais e a composição alterada da microbiota intestinal em pacientes com COVID-19, sugerem envolvimento do trato GI.

• Os levantamentos da microbiota intestinal COVID-19 são limitados e não examinaram as ligações entre o microbioma intestinal e a fisiopatologia da doença.Quais são as novas descobertas?

• A composição da microbiota intestinal em pacientes com COVID-19 é concordante com a gravidade da doença e a magnitude das concentrações plasmáticas de várias citocinas inflamatórias, quimiocinas e marcadores sanguíneos de dano tecidual.

• Os pacientes com COVID-19 foram depletados em bactérias intestinais com conhecido potencial imunomodulador, como Faecalibacterium prausnitzii , Eubacterium rectale e várias espécies bifidobacterianas.

• A composição disbiótica da microbiota intestinal em pacientes com COVID-19 persiste após a eliminação do vírus.Importância deste estudoComo isso pode impactar a prática clínica em um futuro próximo?

• Esses achados sugerem que a depleção de microrganismos imunomoduladores do intestino contribui para a doença COVID-19 grave.

• A microbiota intestinal disbiótica que persiste após a resolução da doença pode ser um fator no desenvolvimento de sintomas persistentes e / ou síndromes de inflamação multissistêmica que ocorrem em alguns pacientes após a eliminação do vírus.

• Reforçar as espécies benéficas do intestino esgotadas em COVID-19 pode servir como um novo caminho para mitigar doenças graves, ressaltando a importância do manejo da microbiota intestinal dos pacientes durante e após COVID-19.

Referência bibliográfica: GUT – BMJ Journals

CARDIOLOGIA DE A a Z - Dr. Marcos Benchimol

JÁ VAI?

Antes de ir embora, deixe seu contato para que nossa equipe fale com você e tire suas dúvidas.