CARDIOLOGIA

A especialidade de cardiologia é muito importante para diagnosticar, tratar e prevenir doenças cardiovasculares. Essas condições respondem pela principal causa de morte no Brasil e na maioria dos países. O cardiologista desempenha um papel fundamental no reconhecimento dos fatores de risco destas doenças, podendo, através de aconselhamento de mudanças alimentares e do estilo de vida, ou com medicamentos modificar o risco de adoecimento.
As principais doenças tratadas pelo cardiologista são: hipertensão arterial, arritmias (palpitações), insuficiência cardíaca, angina e infarto, confecção do risco cirúrgico e investigação de sintomas como inchaços e falta de ar.
O cardiologista também lança mão de vários recursos diagnósticos para identificar problemas no aparelho cardiovascular (coração e vasos) sendo uma das especialidades com maior desenvolvimento tecnológicos. Exames como Ecocardiograma com Doppler, Angiotomografia de coronárias, Cintilografia cardíaca e Ressonância magnética do coração são alguns exemplos de métodos diagnósticos utilizados.